/ 6.8.08


Bom Inverno...


Bon Iver
Bon Iver . For Emma, Forever Ago . Jagjaguwar . 2008

É curioso como solitários cantores de indie-folk conquistam corações e mentes sem fazer muito alarde. Ninguém conhecia Justin Vernon, quando, no final de 2007 ele lançou For Emma, Forever Ago de forma independente. Esse é o primeiro álbum da- banda-de-um-homem-só pilotada pelo frances e não demorou para as mais importantes revistas e sites especializadas louvarem o trabalho. Discreto vanguardismo? Força nas composições? Hype?

O tom conservador das canções refuta as questões acima. E após algumas audições, podemos concluir que o repentino reconhecimento é o fato de que Vernon é mesmo um cantor talentoso. Longe de querer ser o novo bardo americano, suas letras seguem a mesma trilha de ícones como Jeff Buckley e Nick Drake. Vernon conserva até mesmo a solidão e aparente isolamento do resto do mundo. O disco foi gravado durante os quatro meses em que passou sozinho e isolado numa cabana no meio da neve após o desmembramento de sua antiga banda DeYarmond (que também ninguém conhecia).

Extremamente minimalista, as músicas são feitas de silêncio, falsetes e alguns acordes de violão. Tudo para tornar evidente a poesia e capturar o exato momento da fragilidade de estar só. Num disco cheio de introspecções, algo próximo da catarse fica por conta da balada cheia de ressentimentos de “For Emma”. O resto faz juz ao nome gelado e bem apropriado da banda, “Bon Iver” (bom inverno, em francês).

postado por Paulo Sattamini às
- - -


  Oi.

Se você ainda não foi no site, clica aqui e dá uma olhada no que a gente faz.


Léo Hazan
Lucia Jaimovich
Paulo Sattamini