/ 29.5.09



Les Rythmes Digitales - Darkdancer


Dez anos atrás, maio de 1999, era lançado no Reino Unido via Wall of Sound/Astralwerks o histórico Darkdancer, segundo álbum de um vulgo produtor francês de cabelo vermelho chamado Jacques Lu Cont e seu projeto Les Rythmes Digitales. Tratava-se na verdade de um rapaz de pouco mais de 20 anos de Reading, Inglaterra, chamado Stuart Price,

hoje incansávelmente conhecido como o produtor que em 2006 trouxe Madonna de volta à relevância sonora com o disco Confessions on a Dancefloor.

Darkdancer é seu grande marco como produtor. Numa oportuna brincadeira irônica com o french touch de então - que transformavam Daft Punk, AIR e Cassius em deuses do pop, o Les Rythmes Digitales juntou-se a essa safra com uma mistura sintética e bem-humorada de electrofunk e synth-pop dos anos 80, fundindo referências americanas e européias num som reto, 4x4 bem linear: technopop de estética e som metálico, cheio de sensualidade vintage, com aquela sensação requintada de "house fino" que alegrava os tênis lustrados da época.

São dez anos do disco que, do outro lado do Canal da Mancha, fez um complemento proporcional em estética e sonoridade ao seminal disco Homework do Daft Punk (aquele de "Around the World" e tudo mais). Lu Cont não se tornou uma hecatombe de sucesso igual aos franceses, mas ao contrário do Cassius, que morreu na inanição de um par de hits, o LRD adquiriu aura cult e seu criador não foi esquecido.

Além de Madonna, ele é DJ, remixer ocupado e produziu no seu apartamento em Londres cheio de sintetizadores antigos álbuns de uma lista pomposa de artistas: The Killers, Seal (!), Keane e o debut de Frankmusik a ser lançado em breve, indo em direção contrária ao que declarou no site Popjustice em 2005: "Eu não quero entrar nessa carreira de ficar produzindo canções para todo mundo, eu quero fazer outro disco meu, um novo disco do Les Rythmes Digitales." Então só nos resta aguardar.

(HEY YOU), WHAT'S THAT SOUND?



postado por Paulo Sattamini às
- - -


  Oi.

Se você ainda não foi no site, clica aqui e dá uma olhada no que a gente faz.


Léo Hazan
Lucia Jaimovich
Paulo Sattamini